quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Educação Municipal de São Gonçalo fica abaixo da meta do Ministério da Educação



Quando o assunto é educação, São Gonçalo fica longe de uma qualidade e mudanças no ensino público.

Nesta terça-feira, foi divulgado pelo IDEB (Índice de Educação Básica) do ministério da educação de 2011, os números obtidos no 5° ano (antiga 4° série) e 9° ano (antiga 8° série), números bem abaixo da média do ministério da educação.

Se comparar as médias obtidas, o município de Itaboraí passa São Gonçalo, o que não é diferente quando olhamos as médias de Niterói.

A educação no município esta sucateada, os resultados andam a passo de tartaruga, aumentando apenas em décimos de 2009/2011, enquanto isso o município fica entre os piores da região metropolitana, e a educação cada vez mais, deixa de ser a esperança de crianças e adolescentes gonçalenses, que por este motivo, migram com mais frequência para Niterói, que também não ficou a cima da meta, e até caiu na educação, mas ainda tem mais qualidade e melhor educação que nosso município.

No 5° ano (antiga 4° série), o município de São Gonçalo ficou abaixo da meta 11% , ficando com 4.1, a média do Ministério da Educação para o 5° ano é de 4.6. Olhando para o ano de 2009, São Gonçalo teve um crescimento tímido, em 2009 a nota do município foi 3.9. No município vizinho, Itaboraí, ficou acima da meta 5%, conseguindo média 4.6. Em 2009 no município a média era 4.1. Desde quando o IDEB foi criado, Itaboraí vem registrando crescimentos em suas médias escolares de 4° série.

Já no 9° ano (antiga 8° série), o município de São Gonçalo também ficou abaixo da meta em 6%, ficando com 3.2, a média do Ministério de Educação para o 9° ano é de 3.4. De 2009 para 2011 o município teve um aumento de 1% apenas.Os municípios vizinhos, Itaboraí e Niterói, também ficaram abaixo da média, quando nos dirigimos as médias da antiga 8° série.

A escola com maior média de 5° ano com 5.1 foi a Escola Marinheiro Marcilio Dias.


Já a escola com a pior média da antiga 4° série com 3.1 de média, foi : CIEP BRIZOLAO 045 MUNICIPALIZADO - PORTO DO ROSA.




E a escola com a média 4.4,a maior do município no 9° ano, foi: ESCOLA MUNICIPAL ALMIRANTE ALFREDO CARLOS SOARES DUTRA.



A escola com registro da pior média da antiga 8° série é preocupante,registrando apenas 1.9 (a média para o 9° ano é 3.3) : ESCOLA MUNICIPAL JOÃO CABRAL DE MELO NETO.







Nenhum comentário: