terça-feira, 9 de outubro de 2012

São Gonçalo terá segundo turno, Graça esta fora da corrida

Candidatos do segundo turno.Adolfo Konder e Neilton Mulin.Foto: divulgação, jornal "O Dia".

     

São Gonçalo terá mesmo um segundo turno, pesquisas partidárias e outras duas encomendados dias antes das eleições pelos candidatos Adolfo e Graça, mostravam que a possibilidade se concretizava cada vez mais.

A grande surpresa do PMDB e da imprensa de todo o estado do Rio, foi à derrota da candidata do governador Sérgio Cabral, Graça Matos, a candidata favorita até então nas ruas e em pesquisas. A Surpreendente saída da candidata da disputa já no primeiro turno, quando a maior dúvida estava sobre quem iria concorrer com a peemedebista. 

A votação neste domingo mostrou que placas, santinhos e até mesmo institutos de pesquisas não significam a vitória de um candidato.

Primeiro Lugar:

Adolfo Konder:

Mesmo com um grande número de reprovação do Governo Panisset, o candidato da prefeita levou a melhor com 192.727 votos. Aparecida Panisset pode até esta triste pelo seu irmão, Márcio Panisset ter ficado em 3° lugar em Itaboraí, e Felipe Peixoto do seu partido em segundo em Niterói, tudo indicando uma derrota no segundo turno, mas em São Gonçalo o pedetista carioca superou as expectativas.

Segundo Lugar:

Neilton Mulin:

Neilton Mulin garantiu o segundo lugar por poucos votos, apenas no fim da apuração, com  75% das urnas apuradas, o candidato do PR,(partido do Garotinho), ultrapassou Graça Matos, foi concorrido voto a voto, mas chegando na zona eleitoral de vários bairros como o Jardim Catarina, Neilton ultrapassou não só Graça, mas também Adolfo, ficando em 1° lugar na zona eleitoral, arrancando o segundo lugar da mulher do ex-prefeito de São Gonçalo. Neilton obteve 116.721 votos. Mulin que era o mais indicado a ficar fora do 2° turno, se superou.

Terceiro Lugar:

Graça Matos:

Terceira tentativa, será a última? Isso ninguém sabe, mas a candidata Graça Matos do PMDB mais uma vez foi derrotada. Em 2004 pelo jornal, o qual tinha conteúdo ofensivo, indicando que a deputada era espírita, tudo indica que o jornal foi feito pela prefeita atual, mas nada esta comprovado oito anos depois do caso. Em 2008 a também atual prefeita (Aparecida Panisset), estava com uma forte taxa de aprovação, sendo eleita no 1° turno. Neste ano tudo indica que foi a troca do vice, Rafael do Gordo, pelo então vereador e candidato Dr. Augusto Senna. A troca aconteceu de sábado para domingo, mas ouve repercussão, Rafael do Gordo foi indeferido pelo TRE. Graça obteve 113.235 votos.

Quarto Lugar:

Professor Josemar:

Também não é a primeira vez que o candidato pelo PSOL, Professor Josemar Carvalho tenta ser o prefeito de São Gonçalo. Diferente do Rio com Marcelo Freixo e de Niterói com Flávio Serafini. Josemar se mostrou um fraco candidato diante de Serafini em Niterói que começou com menos de 3% nas pesquisas e terminou com mais de 18%, e Freixo no Rio, que começou com menos de 5% e terminou com mais de 28% dos votos. Talvez a população não conheça o candidato, ou a vaga carreira dentro da política, faça o PSOL não alavancar no município. Mas o lado positivo da campanha foi o 4° lugar, passando Alice Tamborindeguy, que diferente do candidato foi seis vezes deputada. Prof Josemar obteve 19.510 votos.

Quinto Lugar:

Alice Tamborindeguy:

Alice Tamborindeguy do PP, com pouco apoio político e pequena força de campanha, a candidata mais uma vez tentou, e mais uma vez não conseguiu, ao menos não ficou sozinha nessa... Suas maiores carreatas e caminhadas tinham a presença de sua irmã Narcisa, que aparecia e era mais assediada que Alice. Tudo indica que a candidata só concorreu para influenciar sua imagem para uma possível disputa a deputada estadual, em 2014. Alice obteve 15.494 votos.

Sexto Lugar:

Dayse Oliveira:

A candidata do PSTU passou a ser conhecida apenas durante o período eleitoral, com menos de um minuto de TV e contra a sociedade capitalista em que vivemos, a candidata não conseguiu emplacar sua candidatura. Dayse obteve 2.576 votos.

Sétimo Lugar:

Mauro Sérgio:

Assim como o candidato Adolfo Konder, Mauro do PHS, mora há menos de 5 anos em São Gonçalo, o candidato teve propostas populares, principalmente na área da saúde e saneamento básico, mas não foi suficiente para leva-lo ao 2° turno. Mauro obteve 2.494 votos.

Um comentário:

Gabriel disse...

Não foi surpresa nenhuma pra mim. Eu sabia que Konder iria com Mulim ou Graça, e que a diferença entre os dois era pequena. O que aconteceu foi que Graça cometeu um estelionato eleitoral forjando uma pesquisa na qual ela aparecia em primeiro, e todo mundo acreditou em tal pesquisa. Mas poucos dias depois as urnas fizeram cair sua máscara.