quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Eleições 2012: Primeiro debate entre candidatos a prefeito de São Gonçalo acontecerá nesta quinta



Foto: Retirada do site eleicao2012.net


A OAB de São Gonçalo, em parceria com seis entidades do município, realizará nesta quinta feira o debate eleitoral entre os sete candidatos a prefeito de São Gonçalo.

O show da democracia começará as 20h, na sede da OAB, no bairro Zé Garoto, um telão também será disponível para quem não conseguir entrar no local, o evento será totalmente aberto ao público.

Esta é uma chance da população gonçalense conhecer todos os candidatos de modo geral, avaliar suas ideias e escolher o seu candidato para estas eleições.

Regras do debate: O debate tem tempo estimado de duas horas, divididas em cinco blocos. O primeiro bloco será dedicado a apresentações dos candidatos. No segundo e terceiro blocos, os candidatos respondem, por sorteio, perguntas das entidades organizadas do evento e do público. No quarto, candidatos fazem perguntas entre si; e no quinto, fazem suas considerações finais. 

Umas das seis entidades parceiras para este debate acontecer, é a Rádio Aliança FM (98,7), que provavelmente transmitirá o debate ao vivo nesta quinta-feira.

Participe desta grande show democrático, ele é muito importante para o futuro de nossa cidade.




sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Jornal: Prefeitura de São Gonçalo gasta menos de um real por dia com a saúde

Foto: Jornal "O Itaboraí". Pronto Socorro Central Armando de Sá Couto.


Foi notícia nesta semana no jornal "O Globo" o sucateamento da saúde municipal de São Gonçalo.

Segundo o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em saúde (Siops), a atual gestão gastou R$ 210,18 com a saúde, isso significa 0,57 centavos gastos por dia em 2011. Comparando com capitais, em todo país apenas a capital do Acre, Rio Branco, gastou menos que São Gonçalo. A população de todo o estado do Acre, situada na região norte é de 746 375 habitantes, enquanto a população de São Gonçalo é de 1 008 064, segundo o último censo realizado em 2010, o que mostra uma grande diferença nos investimentos para com a saúde da capital acriana que é inferior em população, para como município gonçalense que é a 15° maior cidade do pais. 

No ano passado São Gonçalo investiu 21,01% em saúde. Segundo o Departamento Nacional de Auditoria do SUS, o investimento esta deixando a desejar no município. Ainda segundo o Departamento, a secretaria de saúde não obedece a sequência lógica sobre os procedimentos que são realizados no Pronto-Socorro Central Armando de Sá Couto, o principal do município.

Diante das denúncias e do péssimo sistema de saúde oferecido pelo município, podemos não só ver, mais ter certeza, que reformar hospital não basta, é necessário cumprir o mínimo que é pedido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e acabar com a carência de profissionais da saúde no município, além de valorizá-los.

Até o fechamento desta matéria pelo jornal “O Globo”, a secretaria municipal de saúde de São Gonçalo se calou, não se pronunciando sobre o caso.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Propaganda eleitoral começa nesta terça pela Rede Record em São Gonçalo

                     


A propaganda eleitoral gratuita começa nesta terça nos veículos de comunicação (TV e Rádio), onde cada candidato terá a oportunidade de apresentar para os eleitores seus planos de governo para o município.

Em São Gonçalo foi definida que a Rede Record exibirá o horário partidário do município, a emissora é a 2° maior do país e do Rio em audiência, o anúncio foi feito pelo desembargador Luiz Zveiter do TRE-RJ na última terça-feira (14-08).

Nesta terça começa então a exibição da propaganda nos veículos de comunicação, no primeiro dia os candidatos a vereador irão apresentar-se, na quarta (22-08) começa a campanha dos candidatos a prefeito.

O horário político será exibido em todos os canais de TV aberta, além dos canais a cabo, NGT, MTV, e TV Câmara, o horário da propaganda eleitoral será em dois horários, na parte da tarde de 13h á 13h30min, e na parte da noite no horário nobre, as 20h30min com o término as 21h. Já no município vizinho, Niterói, a propaganda eleitoral será exibida pela Rede TV! No município do Rio a propaganda será exibida pela Rede Globo.

A partir desta terça, São Gonçalo se liga na tela da TV Record e Niterói na Rede TV!









sábado, 18 de agosto de 2012

Jovens Católicos de São Gonçalo se encontrarão neste domingo no Clube Tamoio

                             

Neste domingo, jovens e adolescentes de várias paróquias do município de São Gonçalo se reunirão no Clube Tamoio.

O motivo do evento é em preparação para a "Jornada Mundial da Juventude", o maior evento de jovens católicos do mundo, na qual a cidade do Rio será sede, o evento acontecerá de 23 a 28 de julho de 2013.O motivo do evento também esta relacionado ao DNJ (Dia Nacional da Juventude), evento feito anualmente pela Arquidiocese de Niterói.

Os portões abrem á 13h.O evento terá adoração,pregação,show e Missa.

Endereço: Clube Tamoio. Av. Pres. Kennedy, 101 - São Gonçalo - RJ.









quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Educação Municipal de São Gonçalo fica abaixo da meta do Ministério da Educação



Quando o assunto é educação, São Gonçalo fica longe de uma qualidade e mudanças no ensino público.

Nesta terça-feira, foi divulgado pelo IDEB (Índice de Educação Básica) do ministério da educação de 2011, os números obtidos no 5° ano (antiga 4° série) e 9° ano (antiga 8° série), números bem abaixo da média do ministério da educação.

Se comparar as médias obtidas, o município de Itaboraí passa São Gonçalo, o que não é diferente quando olhamos as médias de Niterói.

A educação no município esta sucateada, os resultados andam a passo de tartaruga, aumentando apenas em décimos de 2009/2011, enquanto isso o município fica entre os piores da região metropolitana, e a educação cada vez mais, deixa de ser a esperança de crianças e adolescentes gonçalenses, que por este motivo, migram com mais frequência para Niterói, que também não ficou a cima da meta, e até caiu na educação, mas ainda tem mais qualidade e melhor educação que nosso município.

No 5° ano (antiga 4° série), o município de São Gonçalo ficou abaixo da meta 11% , ficando com 4.1, a média do Ministério da Educação para o 5° ano é de 4.6. Olhando para o ano de 2009, São Gonçalo teve um crescimento tímido, em 2009 a nota do município foi 3.9. No município vizinho, Itaboraí, ficou acima da meta 5%, conseguindo média 4.6. Em 2009 no município a média era 4.1. Desde quando o IDEB foi criado, Itaboraí vem registrando crescimentos em suas médias escolares de 4° série.

Já no 9° ano (antiga 8° série), o município de São Gonçalo também ficou abaixo da meta em 6%, ficando com 3.2, a média do Ministério de Educação para o 9° ano é de 3.4. De 2009 para 2011 o município teve um aumento de 1% apenas.Os municípios vizinhos, Itaboraí e Niterói, também ficaram abaixo da média, quando nos dirigimos as médias da antiga 8° série.

A escola com maior média de 5° ano com 5.1 foi a Escola Marinheiro Marcilio Dias.


Já a escola com a pior média da antiga 4° série com 3.1 de média, foi : CIEP BRIZOLAO 045 MUNICIPALIZADO - PORTO DO ROSA.




E a escola com a média 4.4,a maior do município no 9° ano, foi: ESCOLA MUNICIPAL ALMIRANTE ALFREDO CARLOS SOARES DUTRA.



A escola com registro da pior média da antiga 8° série é preocupante,registrando apenas 1.9 (a média para o 9° ano é 3.3) : ESCOLA MUNICIPAL JOÃO CABRAL DE MELO NETO.







terça-feira, 14 de agosto de 2012

Funcionários da Prefeitura de São Gonçalo trabalham sem segurança

Foto: Leitor da colunista Berenice Seara. Rua Salvatori,centro de São Gonçalo.
             

Foi notícia na coluna de Berenice Seara do "Jornal Extra",o trabalho irregular,sem estrutura e sem segurança de funcionários da Prefeitura Municipal de São Gonçalo.

Quem é gonçalense sabe,esta imagem que vimos é comum em todo o município,por onde se passa podemos ver esta realidade, realidade que parece comum, mais que na verdade é um grande perigo,uma irregularidade.

O que chamou a atenção da jornalista nesta imagem, é que os funcionários estão entre a boleia e a cabine do motorista, porque não tem mais lugar na cabine onde deveriam ficar, todos os lugares estão ocupados e vidas ameaçadas.

Esperamos que isto mude, depois de 8 (oito) anos, ainda dá tempo de termos uma verdadeira estrutura para estes grandes, queridos e necessários funcionários de nossa cidade!

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Jornal: Candidato a prefeito de Aparecida Panisset não mora em São Gonçalo

Foto: Divulgação, Jornal "O São Gonçalo".

A polêmica envolvendo o nome do candidato da prefeita Aparecida Panisset a prefeitura de São Gonçalo, Adolfo Konder, caiu como uma bomba nas redes sociais.

Algumas pessoas já comentavam, antes da publicação do Jornal O Dia,que o candidato Adolfo não era do município,mas a grande maioria não tinha conhecimento desta informação, e nem de que a prefeita tinha um candidato.

Segundo comentários nas redes socias não oficiais, o candidato Adolfo Konder, veio para São Gonçalo, indicado pelo antigo prefeito do Rio, e hoje candidato a vereador, César Maia em 2004, naquele ano, a prefeita Aparecida Panisset vencido as eleições, tomava posse de seu cargo de prefeita. Panisset até então era do antigo partido aliado de César Maia, o PFL, que em 2007 acabou,surgindo em seu lugar o DEM,mas a prefeita não mudou junto com seus antigos aliados,migrando assim de partido,saindo da oposição, entrando para o PDT,da base aliada.A polêmica maior,seria porque o candidato da atual prefeita veio para São Gonçalo, apenas por trabalho, e aqui não tem mais de 5 anos.

Veja a matéria do jornalista Fernando Molica, no seu quadro "Informe do dia" :



O candidato Konder, nunca foi eleito para nenhum cargo político, em 2010 o candidato tentou se eleger para deputado federal, mas não conseguiu votos suficientes.

Nenhuma pesquisa de intenções de votos foi publicada oficialmente em São Gonçalo, mas a rumores de que o candidato da prefeita esteja em terceiro (3°) lugar, tecnicamente empatado com a candidata do PP, Alice Tamborindeguy,em segundo (2°) estaria o deputado federal, Neilton Mulim do PR, e em primeiro lugar (1°) disparado a deputada estudal, Graça Matos do PMDB.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Prefeita Aparecida Panisset volta atrás na lei da gratuidade

Prefeita Aparecida Panisset (PDT).
                     

Após sete anos de uma intensa luta para a gratuidade nos ônibus de uma porta e microônibus, foi aprovada na câmara de vereadores a lei que daria o direito da gratuidade aos estudantes, deficientes físicos e idosos. Mas a prefeita Aparecida Panisset deixou todos surpresos, quando publicou no diário oficial que a lei só seria útil para os idosos,deixando de lado os estudantes e deficientes do município.

 Sendo assim, somente os idosos estão tendo o direito a gratuidade total, enquanto estudantes e deficientes são largados, deixados de lado.

Porque será que a prefeita não aceitou dar o direito para os estudantes e deficientes ? Será que não representam "nada" para o município? Será porque na hora do voto, jovens não querem votar e muitas vezes deficientes estão impossibilitados, ou porque em primeiro lugar se encontram os empresários e não a população ?

Ao certo ninguém sabe o porque, só sabemos que São Gonçalo é, não somente considerada uma cidade dormitório,mas também atrasada, onde nem todos tem os direitos que deveriam ter, que em grandes cidades como o Rio de Janeiro e até mesmo menores como Niterói, o direito de igualdade e passe livre seja em qual transporte for, é respeitada.

No facebook a "volta atrás" da prefeita é comentada e protestada,veja: