domingo, 25 de novembro de 2012

VETA DILMA: São Gonçalo presente na manifestação contra a injustiça na divisão dos royalties do petróleo

Foto:  Jornal "O Globo" / "VETA DILMA"


Várias faixas já estão espalhadas por toda a cidade do Rio com a frase: “Veta Dilma”, tudo contra o projeto que foi aprovado na Câmara dos deputados. De acordo com o projeto, os estados produtores, que hoje recebem 26,25% dos royalties, passariam a receber 20%. Já os municípios produtores, como Campos, passariam a receber 15%, hoje recebe 26,25%.

Até terça-feira, a presidente Dilma, deverá sancionar ou cancelar o projeto de lei. Uma manifestação como a da próxima segunda, foi realizada no dia 06 de novembro de 2011, e reuniu mais de 100 mil pessoas no centro do Rio.

Barcas S/A serão gratuitas, além do Metrô Rio e ônibus da cidade do Rio. Barcas a partir das 14h somente no sentido Rio (Niterói), e depois das 19h somente sentido Niterói (Praça XV). O bilhete especial do Metrô será distribuído a partir das 5h, em todas as estações.

São Gonçalo também estará presente na manifestação, um ônibus sairá gratuitamente da cidade, rumo ao centro do Rio. As 11h o ônibus partirá da rua ao lado da Prefeitura. Para ir neste ônibus, basta confirmar sua ida pelo e-mail: saogoncalomaisjovem@hotmail.com .

Vale lembrar que a partir das 14h é ponto facultativo para servidores públicos estaduais, como as escolas, que não funcionarão na parte da tarde nem da noite, o que também deve acontecer com as escolas municipais.

A concentração será na Avenida Rio Branco, no Centro, próximo à Candelária, a partir das 14h. Ano passado o destino foi a Cinelândia, esse ano ainda não foi definido. As interdições começam às 10h no centro da cidade.


sábado, 24 de novembro de 2012

A esperança dos deficientes no próximo governo




FALA Francisco de Lima! 


É com muita satisfação que participo pela primeira vez desta coluna, onde abordarei assuntos ligados aos portadores de necessidades especiais, sempre tendo foco, a população deste segmento, moradores da cidade de São Gonçalo.

Sem querer me promover, gostaria de ressaltar que faço parte deste setorial, pois aos 12 anos de idade, ainda morando no nordeste brasileiro, perdi uma das pernas. Hoje aos 42 anos de idade, sempre lutei, e na medida do possível consegui vários benefícios para esta classe. É de meu ideal, o projeto de lei que instigue de forma diferenciada com cor alaranjada, os assentos preferenciais para idosos, e portadores de necessidades especiais, em todo o sistema de transportes do estado do Rio de Janeiro. Projeto, copiado por outras unidades da federação.

Entrando no assunto, o portador de necessidades especiais não tem nada o que comemorar nesta cidade, principalmente porque nos últimos oito anos de governo de Aparecida Panisset, este setorial foi claramente esquecido. Até nos direito mais que básicos como gratuidade nos transportes públicos, direito jamais questionado em nenhuma cidade deste estado, não fomos respeitados. Bastando para comprovar isso, a aprovação da lei 451/2012, esta que nos discrimina na gratuidade do transporte público desta cidade nos microônibus, e ônibus de uma porta só. Eu acredito que esta questão foi um dos fortes fatores que fizeram o candidato da prefeita, o senhor Adolfo Konder, ter perdido as eleições, pois este assunto foi bem debatido, e alardeado nas redes sociais. Mas não conseguimos uma solução para a questão, já que a atual prefeita nos ignorou. Mostramos para a população gonçalense o absurdo que estavam cometendo, e assim tivemos uma solidariedade do povo de São Gonçalo. A expectativa que temos para o próximo governo, é que este olhe com uma atenção especial, não por sermos coitadinhos, mas devido á um atraso aos nossos direitos mais básicos, numa cidade onde a câmara municipal, bem como a própria prefeitura é acessada por escadas. Uma aberração para uma cidade com mais de um milhão de habitantes, em plena era da modernidade.


Facebook do colunista, Francisco de Lima - https://www.facebook.com/francisco.delima2

Twitter -->  

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Parabéns Niterói pelos 439 anos!

Ficheiro:Flag of Niterói.svg
Bandeira de Niterói

A nossa vizinha Niterói completa nesta quinta mais um ano de vida, são mais de 400 anos de história, luta e beleza.

A cidade hoje tem à esperança de voltar a ser a cidade sorriso, título que nos últimos anos, Niterói perdeu, pela onda de violência e descaso da Prefeitura com a cidade, além do Governo do Estado, em se preocupar com UPPs para copas e olimpíadas na cidade do Rio, esquecendo o que isso poderia causar em lugares que até então era de paz, e também do Governo Federal, ao prestar uma estúpida assistência, quando diante de uma catástrofe, a população precisou de socorro.

Niterói também se encontra na lista de uma das cem melhores cidades de todo o país. O município tem o 3° melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país, e o 1° do estado.

Uma cidade linda, exuberante, que não fica atrás da Cidade Maravilhosa, quando olhamos suas praias, suas igrejas, seus museus, enfim, quando olhamos a cidade.

Um município que chorou em 2010 com centenas de mortos, no Morro do Bumba, pelo descaso de governantes. Niterói como citada a cima, este ano também chorou com tamanha violência, mas, em meio a tudo isto, os niteroienses acreditam e sonham em voltar a sorrir e fazer da cidade, mais bonita que é, por fora e também por dentro, nas praias e também nas casas, na Classe A e também na Classe C.

Parabéns Niterói! São Gonçalo, Rio e Brasil, têm orgulho de você! 

IMPORTANTE: Neste sábado (24-11-12), haverá uma manifestação pela paz em Niterói, a partir das 10h, em frente ao DPO, na praia de Icaraí. 

Confira algumas fotos da cidade de Niterói:

Foto: Jefferson Bernardes/ Museu de Arte Contemporânea. 

Praia de Icaraí

Campo de São Bento
Praia de Itacoatiara 
Catedral de São João Batista