quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Oito mil alunos podem ficar sem aulas em fevereiro

Nove escolas que teriam sido inauguradas na gestão passada, estão inacabadas. Foto/ divulgação (Prefeitura São Gonçalo)
Foto: divulgação (Prefeitura de São Gonçalo).Escola Visconde de Sepetiba.

O descaso não para em São Gonçalo, promessas não cumpridas na antiga gestão, poe em risco a educação dos gonçalenses. O sindicato dos professores irá se reunir com a prefeitura, para tomar alguma medida em toda rede de ensino. A reunião está marcada para a próxima segunda-feira.

Assim como na Rede Estadual, e na maior parte da Rede Privada, as escolas municipais também voltarão as aulas no dia 18 de fevereiro. Mas muitos alunos podem ter as férias prolongadas, e o ensino reduzido. Escolas foram derrubadas para a construção de novas, como o Visconde de Sepetiba, em Nova Cidade, uma das melhores escolas e tradicional.


“Denunciamos essa situação de precariedade e obras paradas há bastante tempo. Trata-se de algo que foi recorrente na gestão passada do município e ficou evidenciada em unidades escolares onde os alunos, muitas vezes, assistiam às aulas em barracões. Em 2012, as intervenções nessas escolas ocorreram a toque de caixa. Na próxima segunda-feira, teremos uma audiência na Secretaria Municipal de Educação para debatermos um projeto para toda a rede. O ano letivo não está comprometido em si, apenas em sua qualidade, pois estamos diante de questões graves, além da falta crônica de professores e funcionários”, contou a diretora do Sepe em São Gonçalo para o jornal 'O Fluminense'.

A secretária de educação, Regina dos Santos, informou ao jornal 'O Fluminense', que nenhum aluno ficará sem estudar, segundo ela as 4 mil crianças que estavam matriculadas nas escolas mais afetadas, serão transferidas para outras unidades municipais e estaduais. Nesta quinta (31/01), a secretária afirmou a jornalista Isabele Benito, do 'SBT Rio', que está fazendo o possível para a educação de São Gonçalo voltar a ser de qualidade, como há 10 anos atras.

A situação é tão crítica, que o governo passado registrou 9 escolas como inauguradas no mês de dezembro. Todas estas nove estão: sem paredes, sem tetos e sem assentos para os alunos.

A Escola Municipal Visconde de Sepetiba, é uma das que estão em obras como informei no 4° parágrafo. Atualmente o Visconde está em um prédio privado, do antigo 'Colégio Nova Cidade', que faliu há anos. Além do Visconde, onde tenho orgulho de ter estudado, outras 19 escolas estão em obras em todo município, trata-se de : Prefeito Nicanor Ferreira Nunes, no Jardim Catarina; João Aires Saldanha, no Palmeira; Unidade Municipal de Educação Infantil Anaia Pequeno, no Anaia Pequeno; e Salgado Filho, em Itaoca. Escolas que recebem melhorias de infraestrutura, mas que correm risco de não ficarem prontas a tempo: George Savalla, em Santa Catarina; Mentor Couto, no Barro Vermelho; Cremilda Rodrigues da Cunha, no bairro Eliane e Pastor Militão Ramos Oliveira, em Nova Roma.

Procurada pelo jornal 'O Fluminense', a secretaria estadual de educação, informou que a prefeitura não entrou em contato para mencionar o fato e muito menos pedir ajuda, mas disse estar a disposição da secretaria do município.



Atraso em obras em escolas municipais de São Gonçalo pode comprometer calendário escolar este ano, que está marcado para começar no dia 18 de fevereiro. Foto/ divulgação (Prefeitura São Gonçalo)
Foto: Divulgação (Prefeitura de São Gonçalo).

Opinião:


A vergonha e o descaso parecem não ter fim em São Gonçalo. A cada semana eu acho que tudo vai melhorar e que acabou a parte negra, deixada pela antiga gestão. Mas o que acontece é totalmente diferente, mais escândalos, mais vergonha, mais tristeza.

Pra chorar não é preciso que uma casa de shows de São Gonçalo e região pegue fogo não, basta olhar a ruindade que a antiga gestão deixou o povo sofrer, a vingança que veio em primeiro lugar. Depois de tantos escândalos na saúde, agora é a vez da educação.

Onde nós vamos parar? Políticos deixam a raiva falar mais alto que o bom senso, e a população que um dia confiou neles, é quem paga.

A maior escola desde Janeiro deste 2013 para todos os gonçalenses é: Não abasta gritar 'aleluia irmão' e dizer que é evangélico, além de usar versículos bíblicos em discursos. Quando a pessoa é de caráter, ela não precisa ter religião, ou ser de certo credo, mas fazer tudo que prometeu, não deixando que eleições e a política fale mais alto que as necessidades do povo quem nele confiou.

Siga o nosso blog no Twitter ->    


Nenhum comentário: